O Cartório
Em 1888, quando Descoberto ainda era um Distrito da cidade de São João Nepomuceno, o Cartório de Descoberto foi instalado e inaugurado pelo seu primeiro Oficial, Sr. Antonio Samuel de Magalhães Gomes. A partir dai, de acordo com as informações constantes nos livros de registros, seguiram os seguintes oficiais, cada qual na sua qualidade titularizada:
1888 – 1916: Antônio Samuel de Magalhães Gomes
1916 – 1917: José Barbosa de Castro Neves (Interino)
1917 – 1923: Franklin Furtado de Mendonça
1923 – 1948: José Barbosa de Castro Neves (Vitalício)
1948 – 1958: Fúlvio Marcos de Castro (Interino)
1958 – 1959: Cláudio Oliveira de Araujo (Interino)
1959 – 1959: Fúlvio Marcos de Castro (Efetivo)
1959 – 1971: Cláudio Oliveira de Araujo (Substituto)
1971 – 1997: Cláudio Oliveira de Araujo (Efetivo)
1997 – 2012: Terezinha de Moura Nascimento (Interina)
Finalmente, em 07/03/2012, após aprovação em Concurso Público de provas e títulos realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, entra em exercício nas atividades registrais e notariais da Serventia o atual titular JORGE ARANTES.
Observação: No dia 12/12/1953 o então distrito e Descoberto, que pertencia ao município e comarca de São João Nepomuceno, emancipa-se e passa a ser um município componente da Comarca de São João Nepomuceno.

Missão, Visão e Valores:
Missão: Prestar as atribuições extrajudiciais de forma organizada, proporcionando aos nossos usuários segurança jurídica e qualidade necessárias.
Visão: Ser referência na prestação dos serviços notariais e de registro pela qualidade e eficiência.
Valores: Respeito e cordialidade aos colegas e usuários dos serviços; honestidade, transparência e imparcialidade na prestação dos serviços.
Cartório, todo mundo confia.
Muita gente acha que só existem Cartórios no Brasil. Não é bem assim. A prática de formalizar e reconhecer como autênticos os atos da vida civil existe em todos os países do mundo. A grande maioria adota sistemas similares ao nosso (sistema do Notariado Latino).
São funções do Tabelião/Oficial de Registro aconselhar as partes de maneira imparcial e confeccionar documentos com presunção de legalidade do ato firmado. Só o Notário/Registrador tem a necessária Fé Pública concedida pelo Estado para dar a garantia e eficácia plena aos negócios jurídicos.
O Sistema do Notariado Civil vigora em países desenvolvidos como Espanha, Itália, França, Alemanha, Japão, Canadá e China, além de mais de 100 outros países.
O Serviço Extrajudicial (Cartório) é uma estrutura jurídica a serviço do cidadão e do Estado. O Tabelião/Oficial é o profissional do direito, aprovado em concurso público, destinado a garantir a publicidade, a segurança, a validade, a eficácia e a autenticidade dos atos e negócios jurídicos de sua autoria.